Markers of education, research and intervention for the University of the next 25 years - MUst25s
®
Este projeto foi interrompido por falta de financiamento
The project «Markers of education, research and intervention for the University of the next 25 years» is based on the assumption that the University as we know it will face problems, and so it is necessary to rethink it, organize it and manage it based on a conscious and informed vision of what the future may be in the medium and long term. The main purpose of this project is, in fact, not only to understand the University of the next 25 years, from a set of already identified markers, but also to intervene in line with this/these scenario(s). Thus, the main goals of this project are based on the understanding of today's University in order to anticipate the University of the future, anticipating probable scenarios and acting to provoke the necessary and urgent changes. The collection of the perceptions of the university agents will also allow comparative studies between the different actors and in different universities. The present project was born from another one, entitled "Markers of education, innovation and research for the University of today and the next decade", integrated in the CIDInE (Center for Research, Dissemination and Educational Intervention), member of the EERA (European Educational Research Association). In methodological terms, the approach will be of a clipping constructivist and socio-phenomenological case study, based on interviews with teachers, researchers, staff and students, online questionnaires, scenario building, focus groups having into account the values assigned to the different markers in education, research and intervention. Tasks will also be developed in an informal environment, such as "Drink Coffee and Talk ..." with teachers and researchers from different scientific areas, technical and administrative staff and students from different courses. In the continuity of the project we aim to form an interuniversity network. The ideas that supported the initial project, namely the innovation brought about by the appropriation of the concept of markers, besides providing information about the University of today and the next decade, allowed us to go further, to deepen the theme, to consolidate the markers and to prospect interventions for a change. This is what is meant with this project. The research team, re-integrating this new project, has scientific preparation, motivation and competence to intervene in the change of individual, collective and organizational behaviors with an impact on the formation of more autonomous and entrepreneurial citizens, empowered to respond to societal needs. The work already carried out on the previous project and the receptivity found in the university community, aware of the need to change, indicate the relevance and feasibility of this project.
O projeto «Marcadores de formação, investigação e intervenção para a Universidade dos próximos 25 anos» assenta no pressuposto de que a Universidade do presente virá a ter problemas acrescidos, sendo necessário repensá-la, organizá-la e geri-la a partir de uma visão consciente e esclarecida do que poderá ser o futuro a médio e a longo prazo. A grande finalidade subjacente a este projeto é compreender para onde pretende ir a Universidade dos próximos 25 anos, a partir de um conjunto de marcadores já identificados, e intervir em consonância com esse(s) cenário(s). Assim, os objetivos deste projeto visam partir da compreensão da universidade de hoje para perspectivar a universidade do futuro, antevendo cenários prováveis e agindo no sentido de provocar as necessárias e urgentes mudanças. A recolha das percepções de agentes universitários permitirá também realizar estudos comparativos entre os diferentes atores e em diferentes universidades. O presente projeto inova sobre conhecimentos adquiridos ao longo do um outro projecto integrado no CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), membro da EERA (European Educational Research Association). Em termos metodológicos seguir-se-á uma abordagem de estudo de caso de recorte construtivista e sócio-fenomenológico, sustentado em entrevistas a professores, investigadores, funcionários e estudantes, questionários online, construção de cenários, discutidos em focos grupos com base nos valores atribuídos aos diferentes marcadores na formação, na investigação e na intervenção. Serão também desenvolvidas tarefas em ambiente informal, como a de «Tomar café e conversar ...» com professores e investigadores de diferentes áreas científicas, funcionários técnico-administrativos e estudantes de diferentes cursos. Na continuidade do projeto espera-se vir a constituir uma rede interuniversitária. Na inovação do projecto é realçada o conceito de marcadores, a construção de um radar, facilitador de avaliação, bem como uma amostra de estudo multidisciplinar envolvendo investigadores, professores, alunos e funcionários. A consciencialização de todos os autores da Universidade irá promover a cidadania ativa. A equipa de investigadores, que re-integram este novo projeto, tem preparação científica, motivação e competência para poder intervir na mudança de comportamentos individuais, coletivos e organizacionais com impacto na formação de cidadãos mais autónomos e empreendedores, dotados de empowerment para responder às necessidades societais.Inovação do Projeto: Conceito de Marcadores; Avaliação com um radar; Amostras multidisciplinares; O Radar e índice de marcadores; plataforma digital interactiva aberta aos países de língua portuguesa. Consciencializar os diferentes actores para uma cidadania ativa Os trabalhos já realizados no projecto anterior e a receptividade encontrada na comunidade universitária, consciente da necessidade de mudar, indiciam a relevância e exequibilidade do presente projeto.
Coordenação
José Tavares
Professor Universitário
Coordenador geral
É Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Aveiro, doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Lovaina (bélgica), em 1977, agregado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal, em 1989. Coordenou a área de Psicologia do Departamento de Ciências da Educação de 1980 a 2009 e a Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação (CCPSF) de 1995 a 2006. Foi Director do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro e Coordenador da Comissão Científica, Presidente do Conselho Coordenador e da Comissão de Gestão do CIFOP-UA, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Leiria e Director do CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional) entre outros cargos e funções académicos. De destacar, na sua obra publicada, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (1985), Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve (1996), Formação e Inovação no Ensino Superior (2003), Manual de Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem (2007), O Poder Mágico de Conhecer e Aprender (2011) entre outros muitos títulos de livros, capítulos de livros e artigos ao nível nacional e internacional no âmbito da sua especialidade e, designadamente, sobre docência e aprendizagem no ensino superior. Coordenou e desenvolveu vários projectos de investigação financiados por diferentes entidades nacionais e internacionais e orientou 23 teses de doutoramento e 22 teses de mestrado. Participa ainda em alguns projectos de pesquisa e formação, em editoriais de revistas da especialidade e coordena uma linha de investigação do CIDInE sobre “Docência e Inovação no Ensino Superior”.
Isabel Alarcão
mmmmmm
Professora Universitária
Consultora
Isabel Alarcão, nascida a 9 de Março de 1940, em Coimbra, licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Exerceu a docência no ensino secundário durante sete anos tendo sido também orientadora de estágios. Esta experiência despertou-a para a relevância da formação de professores, temática que aprofundou no Mestrado em Curriculum and Instruction que realizou na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos da América, em 1974-75.Ao regressar a Portugal, foi convidada para integrar o corpo docente da então jovem Universidade de Aveiro e leccionar nos cursos de formação de professores de Línguas (1976). A sua actuação mereceu-lhe o convite para integrar a Comissão que, na sequência de uma visita de peritos do Banco Mundial, teve por missão proceder aos estudos conducentes à criação do Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP) na Universidade de Aveiro. Dois anos mais tarde, rumou à Inglaterra para, na Universidade de Liverpool, realizar o seu doutoramento em Educação, grau que concluiu em 1981.Tem desenvolvido intensa actividade pedagógica e científica em duas áreas que procurou interligar: didáctica e supervisão. Conhecem-se-lhe as posições e os vários escritos, comunicações e conferências que a tornaram uma referência como conceptualizadora do papel das didácticas específicas na formação de professores. Mas é também na área da Supervisão que o seu nome é conhecido no país e no estrangeiro. Em 1987 publicou, em colaboração com José Tavares, um livro pioneiro intitulado Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem ( 2ª edição, revista e desenvolvida, em 2003).Introdutora, em Portugal, do pensamento de D. Schön sobre a formação dos profissionais reflexivos, transferiu a noção de professor reflexivo para a de escola reflexiva, tema que tem abordado nos últimos escritos.Esteve na génese da criação do Mestrado em Ciências da Educação – especialidade de Didáctica de Inglês e do Mestrado em Supervisão, tendo sido coordenadora destes dois mestrados, na Universidade de Aveiro. Professora catedrática desde 1990, desempenhou cargos de gestão universitária de grande responsabilidade: Presidente da 1ª Comissão Coordenadora do CIFOP, Presidente do Conselho Científico da UA, Vice-Reitora e Reitora na sequência da nomeação, para Ministro da Educação, do Professor Júlio Pedrosa. Durante a sua missão na Vice-reitoria coordenou o importante processo de desenvolvimento curricular intitulado Repensar os currículos e incentivou a introdução do modelo de aprendizagem à base de projectos na ESTGA.Integra, desde a sua criação (1993), a Unidade/Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores.Com intensa actividade na orientação de assistentes, mestrandos e doutorandos, tem participado em inúmeros júris de provas académicas, desenvolvido projectos de investigação, apresentado comunicações e proferido conferências em reuniões científicas no país e no estrangeiro. De entre as suas publicações destacam-se 9 livros, 31 capítulos de livros e dezenas de artigos. Tem exercido funções de consultoria e é (ou foi) membro da American Educational Research Association, British Educational Association, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Centro de Investigação, Difusão e Intervenção em Educação, entre outras. É também membro do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais e co-directora da Colecção CIDInE, editada pela Porto Editora.
Sou um parágrafo. Clique aqui para editar-me e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes.