top of page

O mistério do Natal e a imensidão do universo, da vida e da consciência


Nos meus 27 anos, há mais de cinquenta, tomando um porto velho após um almoço com Dona Maria Alice Cálem, que tratava por "madrinha", ela colocou-me uma questão que continua hoje a desafiar o meu espírito como, de certa forma, desafiou a mente do homem de todos os tempos no seu poder mágico de conhecer e aprender para explicar e compreender os mais diversos mundos na direção do imensamente grande, do imensamente pequeno e do imensamente consciente. Como é que o Deus de Jesus Cristo, nascido, encarnado neste grãozinho do universo, o planeta terra, recria, refaz, salva, ressuscita tudo o que existiu, existe e venha a existir nos diferentes níveis de realidade inconsciente e consciente? Na realidade, Jesus Cristo, ao encarnar, crê-se que assumiu, recriou, redimiu, ressuscitou todos os mundo existentes e possíveis. Como amigo, na altura, de filosofar e interrogar a fé e os textos sagrados do antigo e novo testamentos e de outras fontes de inspiração de diferentes religiões já me tinha defrontado com esta questão mas achei interessante, que há época, essa fosse também uma preocupação da Dona Maria Alice embora a tivesse como uma Senhora muito bem formada e culta.

Hoje, após todo esse tempo e de, com frequência, à luz das últimas notícias da ciência que nos vão chegando do fundo da realidade seja na direção do imensamente grande, seja na do imensamente pequeno e do imensamente consciente, tenho-me recolocado essa questão e a resposta que nos continua a chegar, nos envolve e nos obriga a questionar continuamente é a de um mistério insondável que nos deslumbra, inquieta, acalma e desafia. É este desafio que, hoje, aqui gostaria de deixar a todos aqueles que desejam ir um pouco mais além e mais fundo não obstante o desconforto, o preço que isso possa ter para as nossa vidas mais menos superficiais, simplistas, acomodadas.

Recent Posts

temas e lugares de meditação 

bottom of page